domingo, 16 de agosto de 2009

Diferença Entre as Crianças de Hoje e de Ontem


Algo que muito me espanta nos dias de hoje é o comportamento de algumas crianças e adolescentes e a vida que elas levam. Lembro-me que quando era pequena ficava feliz com uma simples brincadeira inventada de última hora pelos meus pais e avós. Brincadeiras que hoje pareceriam sem jeito nenhum para qualquer criança da ‘atualidade’, naquela altura fazia-me muito feliz.
Aprender cantigas de roda, brincar na horta com a minha avó, ler um livro de histórias infantis, ver minha avó costurando roupas pequeninas para minhas bonecas,dava-me tanta alegria. Pois é, mas hoje em dia tudo isso é ’sem graça’ para as crianças, o ‘must’ é ter o último celular que lançou, play station de última geração, game melhor do que o colega tem, o tenis de grife famosa, a calça da moda, o ‘tudo’ da moda.
Amor, carinho, simplicidade, respeito aos mais velhos, solidariedade, o desfrutar das coisas simples da vida, parece não ter espaço na vida de alguns deles.
Pergunto-me se todas estas coisas boas que eu vivi na minha infância, um dia fará falta na vida destas crianças e adolescentes. Será que um dia elas vão conseguir olhar para vida de uma forma diferente? Será que no futuro, esta geração saberá verdadeiramente o que é amor, o que é ser feliz com coisas simples, o que é sentir-se bem numa praia deserta, o que é estar feliz apenas porque ainda temos os nossos pais vivos? Tenho sérias dúvidas. E porque?
Porque ‘educação’ vem de berço, é quando se é pequeno que se aprende também as pequenas coisas boas da vida.
Hoje, devemos ensinar nossas crianças e adolescentes a amar a vida, a Deus, aos seus pais, ao próximo e viver em sociedade, para amanhã, podermos olhar prá trás sem nos arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário